Chamada pública de textos para o número 27, Dossiê “Trabalho e Educação”. (07/11/2024 – 31/01/2025)
A Revista Ciências do Trabalho, publicação da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho, abre
chamada pública de textos para o número 27, Dossiê “Trabalho e Educação”. (07/11/2024 – 31/01/2025)
Editora/es Convidada/os: Eliana Elias, Stênia Militão e Almerico Lima
Nas últimas eleições municipais temas recorrentes se fizeram presentes nas candidaturas de todo o espectro político, de norte a sul do país: “mais emprego”, “melhor educação” e “cursos profissionalizantes”.
Tais propostas, aparentemente idênticas, “consensuais”, apresentam diferenças de concepção do mundo, do ser humano e quanto ao papel do trabalho e da educação nesta conjuntura atual e para o projeto estratégico de nação e de sociedade mais justa, econômica e socialmente.
Um grupo de propostas entende a educação em geral, e a qualificação profissional em particular, como meios para adequar trabalhadores e trabalhadoras a um mercado de trabalho cada vez mais polarizado e precário, onde convivem empregos que exigem alto conhecimento tecnológico e outros com mínimos requerimentos educacionais.
A contrarreforma do ensino médio vai neste sentido, perpetuando a dualidade estrutural e da educação brasileira, abrindo espaço para conteúdos e metodologias gestadas no meio empresarial, com a privatização do bem comum educacional: as redes públicas. Além disso, a falta de uma política consistente de educação de jovens e adultos e de educação do campo, deixa cerca de 70 milhões de pessoas privadas do direito à educação.
Outras propostas, entretanto, vão no sentido contrário e se propõem a contribuir para a emancipação das classes e setores subalternos. A ação neste campo se constitui em uma tradição do movimento sindical e é parte importante da missão desempenhada pelo DIEESE ao longo de seus 70 anos de existência.
Nesse contexto, é essencial entender as relações entre Trabalho e Educação e debater os múltiplos significados das interseções no âmbito destes dois campos da ação humana. Tal tarefa é teórico-prática, pois não basta compreender as relações, mas apontar pistas para transforma-las a favor do polo oprimido da sociedade.
A revista Ciências do Trabalho propõe dar continuidade e aprofundar o debate em torno deste tema. Qual é a relação entre trabalho, elemento definidor da experiência humana, e a educação, formal e não formal, em suas diversas modalidades? Quais processos educativos podem contribuir para formar, simultaneamente, pessoas, trabalhadores/as e cidadãos? Como as dimensões do trabalho podem enriquecer a experiência educativa no sentido de ampliar a sua consciência individual e coletiva?
Estimulamos o envio de textos em linhas temáticas:
A relação entre Trabalho e Educação: conceitos como guias para a ação
Políticas Públicas de Qualificação de Trabalhadores e Trabalhadoras
Educação popular, sindical, experiências e práticas de formação de Trabalhadores e Trabalhadoras
Esperamos, mais uma vez, contribuir para o debate de temas relevantes para a classe trabalhadora.
Aguardamos as suas contribuições.
Período de submissão de textos: 07/11/2024 – 31/01/2025
Textos Aceitos:
a) Artigos
Artigos originais resultantes de pesquisas concluídas ou em andamento, desde que possuam resultados parciais consolidados. Os artigos serão enviados à pareceristas e poderão ser aprovados, aprovados com alterações ou rejeitados.
b) Ensaios
Os ensaios podem ser resultados de pesquisas parciais, revelarem inquirições em andamento ou tratarem da formulação de problemas, bem embasados, a serem desenvolvidos ou com o intuito de instigar outras pesquisas.
c) Diagnóstico
Dirigentes sindicais são estimulados a descrever em textos curtos relatos de experiências das categorias ou das instituições no tema proposto para o dossiê.
d) Fontes, arquivos e bases de dados
Nesta seção são aceitos textos que discutem possibilidades investigativas de fontes de pesquisas, de acervos constituídos, bem como, de bases de dados já conhecidas ou em desenvolvimento.
e) Resenhas
A Revista Ciências do Trabalho incentiva a publicação de resenhas críticas. Propõe-se uma leitura circunstanciada da obra seguida de avaliação e questionamento por parte do autor da resenha. Usualmente são resenhados livros publicados dentro dos últimos cinco anos, todavia, exceções podem ser abertas para livros considerados “clássicos” ou que trazem uma contribuição fundamental para os debates na área.
Submissões deverão ser realizadas eletronicamente no website: rct.dieese.org.br
Cabe aos Editores a decisão referente à oportunidade da publicação dos trabalhos recebidos.
Instruções para submissão de textos:
a) A Revista Ciências do Trabalho é uma um periódico de divulgação acadêmica e ensaística voltado para o movimento sindical. Os textos devem contribuir clara e explicitamente para os debates desse público.
b) Os artigos deverão conter: Título, Resumo, Palavras-chave e o argumento que poderá ser dividido em subitens não numerados. Os demais textos não têm necessidade de resumo e palavras-chave.
c) Os textos terão de 5 a 15 páginas de tamanho A4 (exceto os da seção Diagnóstico que poderão ter a partir de duas páginas) com letra Arial 12 e espaço entrelinhas de 1,5.
d) As referências bibliográficas essenciais serão mencionadas completamente nas notas de rodapé. Não serão aceitas referências com o formato “autor/data” no corpo do texto. Por exemplo: “MARX (2019)”.
e) Gráficos e tabelas inseridos nos textos deverão ser enviados em arquivos complementares no formato de imagem.
f) submissões que não estiverem de acordo com as normas serão arquivadas sem avaliação.
f) Autoras e autores deverão incluir um texto em word com uma minibiografia durante o processo de submissão da proposta na seção documentos adicionais.
DIEESE e a Revista Ciências do Trabalho
O DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), fundado em 1955, tem atuado para conhecer a realidade vivida pelos trabalhadores e de possibilitar-lhes acesso a informações de sua confiança e que apoiem ações voltadas para transformação desta realidade. Para o movimento sindical brasileiro a necessidade de conhecimento a partir da perspectiva da classe trabalhadora resultou em um crescente interesse na constituição de uma universidade dos trabalhadores. Com a Escola de Ciências do Trabalho, criada em 2011, o DIEESE vem realizando essa parte de seu projeto, propondo uma formação de nível superior com uma proposta acadêmica de matriz interdisciplinar, voltado para a produção de conhecimento da classe trabalhadora nas questões do Trabalho. A Revista Ciências do Trabalho é um desdobramento do esforço institucional para fomentar debates em torno do tema e estimular a reflexão por parte de trabalhadores, dirigentes sindicais e intelectuais. Este periódico semestral tem o objetivo de divulgar, tanto em âmbito nacional quanto internacional, pesquisas e debates em torno do tema Trabalho a partir da publicação de textos em diferentes formatos.