Sobre a Revista

A Revista Ciências do Trabalho é um desdobramento do esforço do DIEESE para fomentar debates sobre o tema Trabalho entre trabalhadores, dirigentes sindicais e intelectuais. 

A revista proporciona acesso livre aos conteúdos publicados (open access).

Adotamos a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY).

O processo de avaliação é feito por pares com decisão final do Comitê Editorial.

A revista não cobra taxas para publicação de artigos. 

Os materiais submetidos e divulgados são arquivados em servidor da instituição. 

Apresentação

Após a constituição da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho vislumbrou-se a necessidade de organização de uma publicação que proporcionasse a junção da produção já consolidada do DIEESE por meio de seus técnicos, pesquisadores e educadores, com as demandas de caráter acadêmico resultantes da organização de uma instituição de formação de nível Superior. Nesse sentido, propõe-se a criação de uma revista on-line de caráter híbrido, ou seja, que não se restringe às demandas da comunidade acadêmica e aos seus ritos tradicionais, mas que possa incorporar elaborações intelectuais de caráter ensaístico, inquiridor, que repercutam tanto nas pesquisas realizadas no DIEESE como no direcionamento dos debates organizados na Escola DIEESE de Ciências do Trabalho. Assim, o modelo que é apresentado a seguir busca contemplar esta estrutura mais flexível de modo que possa garantir a ampla circulação e debate de ideias com o intuito de constituir uma área do conhecimento chamada Ciências do Trabalho.

Escopo da Revista

O DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), fundado em 1955, tem atuado para conhecer a realidade vivida pelos trabalhadores e de possibilitar-lhes acesso a informações de sua confiança e que apoiem ações voltadas para transformação desta realidade. Para o movimento sindical brasileiro a necessidade de conhecimento a partir da perspectiva da classe trabalhadora resultou em um crescente interesse na constituição de uma universidade dos trabalhadores.  Com a Escola de Ciências do Trabalho, criada em 2011, o DIEESE vem realizando essa parte de seu projeto, propondo uma formação de nível superior com uma proposta acadêmica de matriz interdisciplinar, voltado para a produção de conhecimento da classe trabalhadora nas questões do Trabalho. A Revista Ciências do Trabalho é um desdobramento do esforço institucional para fomentar debates em torno do tema e estimular a reflexão por parte de trabalhadores, dirigentes sindicais e intelectuais.  Assim, esta publicação  tem o objetivo de divulgar, tanto em âmbito nacional quanto internacional, pesquisas e debates em torno do tema Trabalho a partir da publicação de artigos, ensaios, entrevistas e resenhas.

Objetivo

Divulgar a produção de conhecimento sobre questões relacionadas ao trabalho para trabalhadores, sindicalistas, técnicos e acadêmicos.