Chamada pública de textos para o número 25, Dossiê “Mulher e Trabalho”. (19/12/2023 – 10/04/2024)

2023-12-22

Dossiê “Mulher e trabalho”

Em julho deste ano, o Presidente da República sancionou o projeto de lei n. 1.085 que garante a igualdade salarial entre mulheres e homens. A Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, salientou que as trabalhadoras aguardavam esse dia há pelos menos 80 anos, mesmo que esse direito já constasse na Consolidação das Leis do Trabalho desde 1943. As desigualdades de condições impostas às mulheres na vida social estão refletidas profundamente no mundo do trabalho e os passos para lidar com as injustiças do sistema passam também pelo exercício de reflexão para que desdobremos a tomada de consciência e consequente ação. Neste exercício, convidamos pesquisadoras, militantes, ativistas e dirigentes sindicais a contribuírem para o dossiê especial dedicado à intersecção entre gênero e trabalho.

Dentre os temas que propomos para este dossiê, destacamos os desequilíbrios persistentes no acesso a oportunidades, remuneração e progressão na carreira, em atividades no trabalho urbano e também rural. Encorajamos a submissão de artigos que investiguem as origens, manifestações e impactos das desigualdades de gênero no mundo profissional, considerando também as desigualdades de raça, identificando estratégias para promover ambientes de trabalho mais equitativos.

Também queremos enfatizar as formas com que os mundos do trabalho estabelecem atividades como tipicamente “femininas”, ocupações tradicionalmente associadas às mulheres, muitas vezes consideradas uma extensão das responsabilidades domésticas. Analisar como tais estereótipos influenciam a valorização, remuneração e reconhecimento dessas profissões, destacando a importância de desafiar normas culturais e sociais que perpetuam essa dinâmica.

Cumpre também debater trabalho não remunerado, aquele desempenhado por mulheres em casa, que é frequentemente invisibilizado. Estimulamos contribuições que explorem a natureza e o impacto desse trabalho não remunerado, bem como propostas que visem reconhecer e valorizar adequadamente essas atividades.

Além de temas específicos do âmbito do trabalho, é necessário pensar o papel das mulheres nas representações das trabalhadoras, seu acesso às direções das organizações, reconhecimento e possibilidades de participação nas direções sindicais e na atuação política mais geral.

Aguardamos as suas contribuições.

 

Período de submissão: 19/12/2023 – 10/04/2024

 

Textos Aceitos:

a) Artigos

Artigos originais resultantes de pesquisas concluídas ou em andamento, desde que possuam resultados parciais consolidados. Os artigos serão enviados à pareceristas e poderão ser aprovados, aprovados com alterações ou rejeitados.

b) Ensaios

Os ensaios podem ser resultados de pesquisas parciais, revelarem inquirições em andamento ou tratarem da formulação de problemas, bem embasados, a serem desenvolvidos ou com o intuito de instigar outras pesquisas.

c) Diagnóstico

Dirigentes sindicais são estimulados a descrever em textos curtos relatos de experiências das categorias ou das instituições no tema proposto para o dossiê.

d) Fontes, arquivos e bases de dados

Nesta seção são aceitos textos que discutem possibilidades investigativas de fontes de pesquisas, de acervos constituídos, bem como, de bases de dados já conhecidas ou em desenvolvimento.

e) Resenhas

A Revista Ciências do Trabalho incentiva a publicação de resenhas críticas. Propõe-se uma leitura circunstanciada da obra seguida de avaliação e questionamento por parte do autor da resenha. Usualmente são resenhados livros publicados dentro dos últimos cinco anos, todavia, exceções podem ser abertas para livros considerados “clássicos” ou que trazem uma contribuição fundamental para os debates na área.

 

 

Submissões deverão ser realizadas eletronicamente no website: rct.dieese.org.br

Cabe aos Editores a decisão referente à oportunidade da publicação dos trabalhos recebidos.

 

Instruções para submissão de textos:

 

a) A Revista Ciências do Trabalho é uma um periódico de divulgação acadêmica e ensaística voltado para o movimento sindical. Os textos devem contribuir clara e explicitamente para os debates desse público.

 

b) Os artigos deverão conter: Título, Resumo, Palavras-chave e o argumento que poderá ser dividido em subitens não numerados. Os demais textos não têm necessidade de resumo e palavras-chave.

 

c) Os textos terão de 5 a 15 páginas de tamanho A4 (exceto os da seção Diagnóstico que poderão ter a partir de duas páginas) com letra Arial 12 e espaço entrelinhas de 1,5.

 

d) As referências bibliográficas essenciais serão mencionadas completamente nas notas de rodapé. Não serão aceitas referências com o formato “autor/data” no corpo do texto. Por exemplo: “MARX (2019)”.

 

e) Gráficos e tabelas inseridos nos textos deverão ser enviados em arquivos complementares no formato de imagem.

 

 

DIEESE e a Revista Ciências do Trabalho

O DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), fundado em 1955, tem atuado para conhecer a realidade vivida pelos trabalhadores e de possibilitar-lhes acesso a informações de sua confiança e que apoiem ações voltadas para transformação desta realidade. Para o movimento sindical brasileiro a necessidade de conhecimento a partir da perspectiva da classe trabalhadora resultou em um crescente interesse na constituição de uma universidade dos trabalhadores. Com a Escola de Ciências do Trabalho, criada em 2011, o DIEESE vem realizando essa parte de seu projeto, propondo uma formação de nível superior com uma proposta acadêmica de matriz interdisciplinar, voltado para a produção de conhecimento da classe trabalhadora nas questões do Trabalho. A Revista Ciências do Trabalho é um desdobramento do esforço institucional para fomentar debates em torno do tema e estimular a reflexão por parte de trabalhadores, dirigentes sindicais e intelectuais. Este periódico semestral tem o objetivo de divulgar, tanto em âmbito nacional quanto internacional, pesquisas e debates em torno do tema Trabalho a partir da publicação de textos em diferentes formatos.