EDITAL REVISTA ESCOLA DIEESE CIÊNCIAS DO TRABALHO n. 18

Trabalho e Meio Ambiente

             A emergência da questão ambiental a partir do final dos anos 1960 e inícios dos 1970 posiciona definitivamente esse tema nas agendas dos governos, partidos, movimentos sociais, sindicatos, organizações não governamentais, entre outras organizações.

            Passadas mais de quatro décadas, observa-se que os ritmos, intensidade e profundidade de incorporação da temática foram diferenciados considerando tantos  os diferentes tipos de organização como um recorte geográfico.

            O mundo do trabalho também tem sido desafiado pelo tema, em particular na periferia do capitalismo, cujos mercados de trabalho apresentam características heterogêneas e desiguais.  Nesse contexto o Brasil produziu uma das maiores lideranças mundiais sobre o tema, o sindicalista Chico Mendes, ao mesmo tempo em que continua lidando com dificuldades e contradições para incorporar essa agenda no debate nacional.

            A emergência climática, cujas consequências têm sido cada vez discutidas por parcelas crescentes da sociedade, tem contribuído para provocar o movimento sindical a repensar o trabalho, incluindo o meio ambiente.    Mesmo antes das evidências do aquecimento global ,  o Brasil já acumulava muita experiência com agentes nocivos no ambiente de trabalho na cidade e no campo, já havia produzido lutas relacionadas ao tipo e  uso de energia, já havia lutado contra o efeito da poluição em Cubatão, contra o mercúrio na mineração,  entre outros movimentos.

            O movimento sindical que já atuou muito sob bandeiras ambientais, está desafiado a responder os desafios do presente e olhar para o futuro. Parece inescapável a reflexão conjunta sobre a qualidade do emprego, o padrão de consumo, a natureza das atividades produtivas a serem priorizadas, o estilo de trabalho e vida diante da crise ambiental em curso.

            A Revista da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho deseja contribuir para incrementar esse debate através da publicação de um número totalmente dedicado à interação da temática ambiental e o trabalho. Existem muitas possibilidades de abordagem como: negociação coletiva, lutas, formação, concepção, emprego decente, transição justa, entre outras.  

            Para contribuir com esse desafio observe as normas para publicação de artigo e nos envie até 15 de agosto, através da submissão online em : https://rct.dieese.org.br/index.php/rct/about/submissions#onlineSubmissions

 

           

Normas para Publicação

 

 

Diretrizes para Autores

Instruções para submissão de textos:

a)      A Revista Ciências do Trabalho é uma um periódico de divulgação acadêmica e ensaística voltado para o movimento sindical. Os textos devem contribuir clara e explicitamente para os debates desse público.

b)      Os textos deverão conter: Título, Resumo, Palavras-chave e o argumento que poderá ser dividido em subitens não numerados.

c)       Os textos terão em torno de 5 (cinco) páginas de tamanho A4 com letra Arial 12 e espaço entrelinhas de 1,5.

d)      As referências bibliográficas essenciais serão mencionadas completamente nas notas de rodapé. Não serão aceitas referências com o formato “autor/data” no corpo do texto. Por exemplo: “MARX (2019)”.

e)      Gráficos e tabelas inseridos nos textos deverão ser enviados em arquivos complementares no formato de imagem.

f)       As autoras e autores deverão assumir o compromisso de enviar um vídeo de dois minutos explicando o texto resumidamente caso o texto seja aprovado. O vídeo será publicado juntamente com o texto.

g)      Os textos e vídeos serão divulgados e compartilhados em redes sociais para ampliar o alcance dos debates.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. A autora ou autor assume o compromisso de gravar um vídeo de 2 minutos que acompanhará a publicação.
  3. A autora ou autor autoriza o a divulgação e compartilhamento do texto e do vídeo na internet por meio de redes sociais.