A Revista Ciências do Trabalho abre chamada pública de textos para o número 9 - Dossiê: Trabalho e Tecnologia (03/05/2017 – 30/08/2017)

Dossiê: Trabalho e Tecnologia

“Internet das coisas”, “indústria 4.0”, “new manufactory”, termos e conceitos que se apresentam no processo de reestruturação da produção. Nada disso, porém, é novidade. Desde a revolução industrial, o crescente uso de tecnologia na produção, alavancado pelo uso de máquinas, pela incorporação da energia elétrica e pelo desenvolvimento da microeletrônica, foi acompanhado de intensas transformações nas relações de trabalho. Qual é o papel da tecnologia na mudança das formas de emprego de mão de obra, precarização das condições de trabalho, extinção de postos e na elaboração de formas ampliadas de controle dos trabalhadores? A Revista Ciências do Trabalho convida dirigentes sindicais, técnicos e intelectuais para refletir sobre a tecnologia e as consequências que ela acarreta para o Trabalho.

 

A Revista Ciências do Trabalho é uma iniciativa da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho para aprofundar o debate em torno do tema e estimular a reflexão por parte de trabalhadores, dirigentes sindicais e intelectuais.

A RCT é publicada quadrimestralmente em português e inglês e pode ser acessada gratuitamente no endereço rct.dieese.org.br

 

Período de submissão: 02/05/2017 – 30/08/2017

 

Textos Aceitos:

a) Artigos

Artigos originais resultantes de pesquisas concluídas ou em andamento, desde que possuam resultados parciais consolidados. Os artigos serão enviados a pareceristas e poderão ser aprovados, aprovados com alterações ou rejeitados.

b) Ensaios

Os ensaios podem ser resultados de pesquisas parciais, revelar inquirições em andamento ou tratar da formulação de problemas, bem embasados, a serem desenvolvidos ou com o intuito de instigar outras pesquisas.

c) Fontes, arquivos e bases de dados

Nesta seção são aceitos textos que discutem possibilidades investigativas de fontes de pesquisas, de acervos constituídos, bem como de bases de dados já conhecidas ou em desenvolvimento.

 

d) Resenhas

A Revista Ciências do Trabalho incentiva a publicação de resenhas críticas. Propõe-se a uma leitura circunstanciada da obra seguida de avaliação e questionamento por parte do autor da resenha. Usualmente são resenhados livros publicados dentro dos últimos cinco anos, todavia, exceções podem ser abertas para livros considerados “clássicos” ou que trazem uma contribuição fundamental para os debates na área.

 

Submissões deverão ser realizadas eletronicamente no website: rct.dieese.org.br

Cabe aos Editores a decisão referente à oportunidade da publicação dos trabalhos recebidos.

 

Normas de Publicação:

1- Os artigos deverão ter de 10 a 15 páginas em fonte Times New Roman 12, com espaço 1.5, margens de 2,5 cm, parágrafo 1,5 cm (primeira linha), formato A4, alinhamento à esquerda, sempre à esquerda. As notas devem ser colocadas no final da página, podendo constar de referências bibliográficas e/ou comentários críticos.

2- Os artigos deverão ser acompanhados de resumo e de abstract de no máximo 10 linhas e de três palavras-chave em português e inglês.

3- O artigo deverá ser apresentado considerando a seguinte ordenação: Alinhamento à esquerda a) título do trabalho em negrito; b) logo abaixo, nome(s) do(s) autor(es); c) instituição em que atua/m. d) resumo com palavras-chave, abstract, keywords; f) o artigo propriamente dito.

Obs.: qualquer informação complementar sobre o(s) autor(es), como titulação ou função e endereço de e-mail, deve ser apresentada em rodapé, mediante o uso do símbolo “*”. O mesmo vale para os detalhes acerca do título do trabalho ou da instituição a qual o(s) autor(es) pertence ou que apoia financeiramente o trabalho/pesquisa. A cada nova nota, um sinal “*” deve ser acrescentado.

4- As citações de até três (3) linhas deverão vir entre aspas no corpo do texto. As citações de mais de três linhas devem vir destacadas, sem aspas, com recuo à esquerda de 2 cm, com espaço entre linhas simples e com letra tamanho 10; ambas seguidas das devidas notas indicativas. As eventuais intervenções no meio de uma citação (cortes indicados por reticências ou introdução de termos) devem ser colocadas entre colchetes. Todas as citações de nomes de autores e as referências bibliográficas devem obedecer às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

5- Os textos poderão ser apresentados com tabelas, gráficos e outras imagens. Toda imagem que trouxer texto deverá ainda estar em arquivo editável e trazer, nessa ordem, (a) fonte; e (b) elaboração. Informações específicas sobre determinado dado de uma tabela, um gráfico ou quadro deverão ser apresentadas como “Nota”, logo após a “elaboração” e numeradas. O número a que a “nota” se refere também deverá estar no dado da coluna, na linha etc. que ela especifica, grafado entre ( ) ou sobrescrito entre ( ). Informações mais abrangentes sobre o conteúdo da tabela, gráfico ou quadro deverão aparecer na forma de “Obs.”. Se houver mais de uma “observação”, elas devem ser itenizadas por meio de letras.

Obs.: Tabelas são sempre abertas nas laterais. Exemplo de tabela com a norma:

6- As resenhas poderão ter até 5 (cinco) páginas, com título e 3 palavras-chave em português e inglês.

7- Os ensaios terão até 10 páginas.

8-  Os textos enviados para a seção “Fontes, arquivos e bases de dados” terão, até 10 (dez) páginas.

9- Só serão aceitos textos inteiramente revisados. A revisão é de inteira responsabilidade dos autores.

10- Todas as colaborações devem ser submetidas eletronicamente à revista no endereço rct.dieese.org.br

 



ISSN 2319-0574