O sentido oculto do valor do trabalho e sua implicação no setor bancário: um estudo de caso para Maringá-Pr e sua região Metropolitana

Autores

  • Carla Fabiana Iori Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Resumo

O trabalho que ora apresentamos é resultado da idealização da necessidade do debate acerca do questionamento de como o sentido oculto do valor do trabalho, apresentado nas relações estabelecidas pelos profissionais bancários em seu cotidiano, é apreendido e compreendido. A condução da pesquisa tem como objetivo a apreensão das dimensões das ações do trabalhador bancário em um cenário de transformações técnicas, científicas e organizacionais. A delimitação espacial e temporal dos sujeitos da pesquisa ocorreu sobre as relações estabelecidas dos funcionários da cidade e região metropolitana de Maringá no período de 2000 a 2010. Buscamos elementos teórico-metodológicos quantitativos e qualitativos, fundamentados em conteúdos de referência macrosocietária, marxiana e da tradição marxista.

 

Palavras Chave: Força- de- Trabalho, Sistema Financeiro, Capital

Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ADORNO, T. W., & HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filsóficos. (G. A. ALMEIDA, Trans.) Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

ALVES, G. Dimensões da Reestruturação Produtiva: ensaios de sociologia do trabalho. 2. ed. Londrina: Praxis, 2007.

ANTUNES, R. A dialética do trabalho. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2004.

______. Os Sentidos do Trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2009.

ANTUNES, R., & SILVA, M. A. O Avesso do Trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2004.

BARROS, J. D. O conceito de alienação no jovem Marx. Tempo Social, revista de sociologia da USP, 23 n. 1, 2014, p. 223-245.

BLASS, L. M. Estamos em Greve: Imagens, gestos e palavras do movimento dos bancários. São Paulo: HUCITEC, 1992.

DEJOURS, C. A Loucura do Trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho. 4. ed. (A. I. PARAGUAY, & L. L. FERREIRA, Trans.) São Paulo: Cortez – Oboré, 1991.

ENRIQUEZ, E., MOTTA, F., & (Orgs.), F. M. Vida Psíquica e organização. Rio de Janeiro: FGV, 2000.

HELOANI, R. A organização do trabalho e a manipulação da subjetividade. (G. WOLFART, Interviewer) São Leopoldo: Unisinos, 29 de Abril de 2013.

HELOANI, R. Gestão e organização no capitalismo globalizado. História da manipulação psicológica no mundo do trabalho. São Paulo: Atlas, 2003.

IZUMI, P. K. O bancário e a exigência de uma nova qualificação. São Paulo: EDUC, 1998.

JINKINGS, N. O mister de fazer dinheiro: automatização e subjetividade no trabalho bancário. São Paulo: Boitempo, 1995.

______. Os trabalhadores bancários em face da reestruturação capitalista contemporânea. Cadernos de Pesquisa, ago/2001, 1-22.

______. Trabalho e resistência na "fonte misteriosa": os bancários no mundo da eletrônica e do dinheiro. Campinas, São Paulo, Brasil: Editora da Unicamp, 2002.

LESSA, S. Mundo dos Homens: trabalho e ser social. São Paulo: Boitempo, 2002.

LOJKINE, J. A Revolução Informacional. (J. P. NETTO, Trans.) São Paulo: Cortez, 1995.

LUKACS, G. As Bases Ontológicas do Pensamento e da Atividade do Homem. Revista Temas, 1979. 1-18.

MANDEL, E. O Capitalismo Tardio. (V. CIVITA, Ed., C. E. MATOS, R. d. ANDRADE, & D. d. AZEVEDO, Trans.) São Paulo: Abril Cultural, 1982.

MARX, K. Manuscritos econômicos-filosóficos e outros textos escolhidos. 2. ed. (J. C. BRUNI, E. MALAGODI, J. A. GIANNOTO, W. REHFELD, & L. KONDER, Trans.) São Paulo: Abril Cultural, 1978.

______. O Capital. v. III/VI. Rio de Janeiro: Civilização, 1974.

______. O Capital: crítica da Economia Política: livro I: o processo de produção do capital. 30. ed. v. I. (R. SANT'ANNA, Trans.) Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.

______. O Capital: crítica da Economia Política: livro I: O processo de produção do capital. 30. ed. v. I. (R. SANT'ANNA, Trans.) Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.

MÉSZÁROS, I. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. (P. C. CASTANHEIRA, & S. LESSA, Trans.) São Paulo: Boitempo, 2011.

NASCIMENTO, I. C. A determinação do valor da força de trabalho: um estudo sobre a questão do salário em Marx. 1987. Dissertação de Mestrado. São Paulo, Brasil.

OCADA, F. K. Trabalho, sofrimento e migração internacional: o caso dos brasileiros no Japão. In: R. ANTUNES, & SILVA, Maria A. Moraes, O Avesso do Trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2004.

SANTOS, C. P. Dinheiro, Trabalho e as Tecnologias de Informação e da comunicação: um estudo sobre controle e disciplina na empresa bancária. Florianopólis, Santa Catarina, Brasil, 2008.

SMITH, A. A Riqueza das Nações: investigando sua natureza e suas causas. São Paulo: Nova Cultural, 1996.

WOLF, S. Qualidade Total e Informática: a constituição do novo "homem-máquina". São Paulo: Expressão Popular, 2004.

Downloads

Publicado

2016-06-09