Reflexões sobre Educação Popular e formação sindical a partir de um belo documentário
Resumo
“A cabeça pensa onde os pés pisam – Frei Betto e a Educação Popular”[1], filme da jornalista Evanize Sidow e do historiador Américo Freire, lançado em 2024, apresenta em pouco mais de uma hora, elementos centrais para a reflexão e a ação sindical que se busca desafiada a reconstruir processos formativos e de conscientização coerentes com o enfrentamento à opressão do sistema capitalista e à necessária radicalização democrática, na política e nas próprias estruturas organizativas sindicais.
Documentário de estreia de Evanize e Américo, o filme compõe uma memória da Educação Popular no Brasil desde a década de 1970, entrelaçada com a trajetória de Frei Betto, que completou 80 anos de vida em agosto de 2024. Essa acertada opção de roteiro inspira-se numa das maiores qualidades da obra literária de Frei Betto, em sua vertente ensaística, em que a memória da experiência vivida pelo autor é a base para reflexões agudas sobre o contexto histórico da época.
[1] O filme está disponível para ser assistido no seguinte endereço: https://youtu.be/hCF4_iNemR4 (acessado em 31 de janeiro de 2025).