Trabalho-Educação, Autogestão e a Formação de Trabalhadores(as)

Autores

  • João Wanzeler UFPA
  • Doriedson Rodrigues

Resumo

Trata-se de produção que mantém relação com o objeto de pesquisa tese em andamento, discute, a relação entre trabalho-educação, autogestão, formação de trabalhadores(as), considerando os processos formativos experienciados no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, na microregião do Baixo Tocantins-Pará. Busca-se compreender a formação para além de contextos escolares, na perspectiva da concepção humana propondo-se contribuir para a emancipação da classe trabalhadora, na contradição capital-trabalho. Metodologicamente, a coleta de dados ocorre com base nas singularidades das práticas formativas (seminários, assembleias, reuniões, plenárias), e levantamento documental (conjunto de documentos produzidos no interior da entidade) sobre a atuação e deliberações do sindicato, bem como entrevistas semiestruturadas e rodas de conversas, analisada de forma sincrônica, entre os anos 1990 a 2024, pós-ditadura militar, pautada no materialismo histórico-dialético. Apresenta-se resultados parciais, entendendo a formação como um processo social, histórico, em que os trabalhadores(as) tornam-se sujeitos de resistências, em (re)construção de mediações entre o pensar e o fazer educativo enquanto práticas sociais de dimensões sócio-históricas como parte do contexto da Amazônia, com suas especificidades e singularidades, a partir das práticas culturais em territórios de povos e comunidades tradicionais.

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Publicado

2025-11-17