Construção Coletiva de um projeto formativo: sindicalistas e pesquisadoras/educadoras no combate à violência no trabalho

Autores

Resumo

Este ensaio aborda o desenvolvimento de um projeto formativo sobre o combate à violência no trabalho, especialmente o assédio moral, construído de modo colaborativo entre pesquisadoras/educadoras e um sindicato de grande porte. Os participantes foram convidados a identificar situações do cotidiano e discutir soluções para promover um ambiente de trabalho saudável. O processo buscou favorecer a conscientização e o protagonismo dos trabalhadores/as valorizando suas experiências e saberes. A reflexão apresentada revela o potencial do encontro entre os estudos acadêmicos e a prática sindical para análises macro estruturais quanto as necessidades específicas da categoria. Ao final destaca-se a importância das ações coletivas para o reconhecimento e a transformação das condições laborais, bem como para o combate à precarização e à violência no trabalho.

Biografia do Autor

  • Heloísa Aparecida de Souza
    1. Mestre e Doutora em Psicologia. Docente e Supervisora de Estágio da PUC-Campinas. Integrante do Núcleo Semente do Instituto Sedes Sapientiae
  • Ana Cláudia Moreira Cardoso
    1. Pesquisadora e Formadora Sindical. Possui doutorado pela em Sociologia pela Universidade de São Paulo e Universidade de Paris 8 e pós-doutora pelo Centre de Recherche Sociologique et Politique de Paris – CRESPPA. Integrante do Núcleo Semente do Instituto Sedes Sapientiae
  • Andrea De Conto Garbin
    1. Psicóloga, Mestre e Doutora em Saúde Pública (USP), experiência no SUS e professora da Faculdade de Saúde Pública/USP, Departamento de Saúde Ambiental, Integrante do Núcleo Semente (Saúde Mental e Direitos Humanos relacionados ao Trabalho) do Instituto Sedes Sapientiae.
  • Marisol Watanabe
    1. Terapeuta Ocupacional, Mestre em Saúde Coletiva (FCM/UNICAMP), especialista em Saúde do Trabalhador e Ergonomia. Atua na Saúde do Trabalhador (CEREST Campinas) e Saúde Mental, integrante do Núcleo Semente/SEDES SAPIENTIAE.
  • Cleide Monteiro
    1. Psicóloga, psicanalista, participante do Núcleo Semente (Saúde Mental e Direitos Humanos relacionados ao Trabalho) do Instituto Sedes Sapientiae (ISS). Professora e supervisora do curso Psicanálise do ISS.
  • Marcela Spinardi Cintra
    1. Mestre em Psicologia: ciência e profissão pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (conclusão em 2017). Possui graduação em Psicologia pela mesma Universidade (conclusão em 2014). Concluiu aperfeiçoamento em Saúde Mental Relacionada ao Trabalho (SMRT) no Instituto Sedes Sapientiae em 2022.

Downloads

Publicado

2025-11-17