O ensino de Geografia, a Reforma do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular: de que maneira a reforma empresarial impactou a disciplina de Geografia e a formação das juventudes?

Autores

Resumo

Este texto objetiva analisar a reforma do ensino médio, a Base Nacional Comum curricular e suas implicações para o ensino de Geografia situando-as no contexto da reforma empresarial da educação. Como metodologia adotou-se a pesquisa documental e a abordagem foi considerada qualitativa. Os dois principais documentos analisados foram a Lei 13.415/2017 e Base Nacional Comum Curricular, aprovada em 2018. Os dados revelaram que o ensino de Geografia é completamente silenciado no texto da reforma do ensino médio, já na BNCC ele aparece com competências e habilidades genéricas da área de ciências humanas e sociais aplicadas, que não garantem a sua permanência no currículo desta etapa de ensino, além disso, a reforma empresarial da educação em curso no país, exige cada vez mais padronização dos currículos e que as finalidades educativas sejam subordinadas aos interesses do mercado. Concluímos, que, o ensino de Geografia por ser um conhecimento estratégico e possibilitar uma formação crítico-humanística, representa um obstáculo e contraria a ideologia autoritária que acompanha processo de subjugação da educação ao mercado, por tanto, é silenciado na etapa final da educação básica, enquanto avança o projeto de reforma empresarial da educação.

Biografia do Autor

  • Benedita Alcidema Coelho dos Santos Magalhães, Universidade Federal do Pará

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora Adjunta da Faculdade de Geografia e Cartografia- IFCH. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE/NEB/UFPA)

  • Cristiane Lopes de Sousa, Universidade Federal do Pará

    Doutora em Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasil. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE/NEB/UFPA).

  • Ronaldo Marcos de Lima Araujo, Universidade Federal do Pará

    Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).  Professor Titular da UFPA vinculado do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB/UFPA). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE/NEB/UFPA).

Downloads

Publicado

2025-11-17