O ensino de Geografia, a Reforma do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular: de que maneira a reforma empresarial impactou a disciplina de Geografia e a formação das juventudes?
Resumo
Este texto objetiva analisar a reforma do ensino médio, a Base Nacional Comum curricular e suas implicações para o ensino de Geografia situando-as no contexto da reforma empresarial da educação. Como metodologia adotou-se a pesquisa documental e a abordagem foi considerada qualitativa. Os dois principais documentos analisados foram a Lei 13.415/2017 e Base Nacional Comum Curricular, aprovada em 2018. Os dados revelaram que o ensino de Geografia é completamente silenciado no texto da reforma do ensino médio, já na BNCC ele aparece com competências e habilidades genéricas da área de ciências humanas e sociais aplicadas, que não garantem a sua permanência no currículo desta etapa de ensino, além disso, a reforma empresarial da educação em curso no país, exige cada vez mais padronização dos currículos e que as finalidades educativas sejam subordinadas aos interesses do mercado. Concluímos, que, o ensino de Geografia por ser um conhecimento estratégico e possibilitar uma formação crítico-humanística, representa um obstáculo e contraria a ideologia autoritária que acompanha processo de subjugação da educação ao mercado, por tanto, é silenciado na etapa final da educação básica, enquanto avança o projeto de reforma empresarial da educação.