Trabalho-Educação – Contradições do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional
Resumo
O tema trabalho e educação ou trabalho-educação expressa a síntese de que todo trabalho, simultaneamente, produz produtos, conhecimentos e sociabilidade entre os trabalhadores. E todo trabalho educa no sentido que a educação é uma atividade de transformação do ser humano pelo agir sobre a natureza, para suprir suas necessidades vitais. Tratamos de duas questões principais, conceituais e empíricas. São as contradições sociais que incluem avanços e retrocessos, porque sujeitos, objetos e fenômenos existem em um processo permanente de transformação por contradição. A segunda questão é o ensino médio integrado ou a formação integrada entre a formação geral e a educação profissional que evidencia muitos retrocessos e alguns avanços. Sua compreensão se faz pela totalidade social que nos constitui com nossas particularidades históricas, no descompasso entre o trabalho humano e o tipo de civilização capitalista em que estamos imersos. Não existe a sintonia necessária entre a educação básica e a educação profissional e as necessidades educacionais dos jovens estudantes. Três são os aspectos de que vamos tratar: primeiro, a historicidade do mundo do trabalho no “capitalismo de plataforma”; segundo, da formação integrada à educação profissional; por último, os pressupostos para a formação integrada.