Decolonialidade, hegemonia e contra-hegemonia: a percepção da escola como espaço de emancipação

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Resumo

Este estudo analisa como a educação evoluiu a partir de uma ótica política educacional ao longo dos anos, com a influência do capitalismo e do Estado como o maior responsável pelo planejamento e promoção do desenvolvimento da educação nas escolas brasileiras. O objetivo, foi destacar as ações do Estado enquanto fortalecedor do capitalismo e como gerenciador dos princípios políticos subjacentes às práticas pedagógicas que fortalecem uma educação voltada para suprir a mão de obra do capitalismo, através da pedagogia da hegemonia no modelo educacional brasileiro, considerando suas influências e desafios nas escolas como espaço de emancipação. O estudo tem uma abordagem de revisão de literatura acerca da globalização e educação, decolonialidade, pedagogia da hegemonia e sobre a escola como espaço de emancipação. Os resultados indicam que a escola consegue formar sujeitos capazes de reflexão, contudo, em escala menor devido à falta de estrutura de física adequada, falta de investimentos e falta de um currículo adequado de disciplinas voltado para esse tipo de educação, visto que, o Estado educador tem desempenhado um papel contrário a construção de conhecimento por meio de suas políticas. O molde capitalista, hegemônico, coercitivo, mascarado de política da educação produz para si, sujeitos flexíveis e incapazes de desempenhar um pensamento crítico, libertador e transformador em relação ao espaço social em que está inserido.

Palavras-chave: Educação; decolonialidade; hegemonia; contra-hegemonia; escola.

Biografia do Autor

  • Daiane Raila Parrião Borges, UFG

    Nome completo: Daiane Raila Parrião Borges.

    Formação:

    - Bacharel em Turismo pelo Instituto Federal de Goiás – Câmpus Goiânia

    - Especialista em Política e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Goiás – Câmpus Goiânia

    - Mestre em Sociologia pelo programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Faculdade de Ciências Sociais (FCS) da Universidade Federal de Goiás

    E-mail: daianeraila@discente.ufg.br

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Publicado

2025-11-17