Formação Docente em Risco: Como a EaD e a IA Reconfiguram a Educação na Lógica do Capital

Autores

  • Valmir Arruda Sousa Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE Programa de Pós Graduação em Educação Física da Universidade de Brasília - PPGEF/FEF/UNB

Resumo

Este artigo examina criticamente o impacto da Inteligência Artificial (IA) e da Educação a Distância (EaD) na formação docente, analisando como essas tecnologias moldam o ensino sob a lógica da plataformização e mercantilização da educação. Argumenta-se que a adoção dessas inovações, longe de ser neutra, prioriza a padronização e a instrumentalização do ensino, reduzindo a autonomia do professor e limitando a construção de uma prática pedagógica crítica e reflexiva. A expansão da EaD, enquanto ferramenta potencialmente democratizadora, enfrenta desafios estruturais, como a precarização do trabalho docente e a perda da presencialidade, essenciais para a formação integral dos professores. Além disso, a inserção da IA na educação tende a reforçar uma lógica tecnicista e mercadológica, subordinando os processos educativos às exigências do capital e intensificando desigualdades no acesso ao conhecimento. O estudo propõe alternativas para uma formação docente que valorize a criticidade, o diálogo e a humanização da prática pedagógica, destacando a necessidade de um modelo educacional que resista à mercantilização e promova a emancipação social.

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Publicado

2025-11-17