A nova configuração da classe trabalhadora no século XXI: qualificação e precarização

Autores

  • Cílson César Fagiani Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia – PPGED/UFU com Bolsa Fapemig. Doutorado-Sanduíche no Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa (IHC/UNL) como Bolsista Capes (Set/2013- Agos./2014).
  • Fabiane Santana Previtali Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Resumo

O artigo analisa o processo de inovação técnica no capitalismo à luz da teoria marxista e tomando como referência para o debate a crítica à escola neo-schumpeteriana, fundamentalmente os autores Christopher Freedman e Carlota Perez. Indica-se que o limite da abordagem neo-schumpeteriana está em não articular a mudança técnica à lei do valor, que é o que fundamenta historicamente o dinamismo tecnológico na ordem do capital. Os dados empíricos apresentados correspondem à resultados parciais de pesquisas em andamento. As conclusões apontam para o crescimento da classe trabalhadora no mundo capitalista no século XXI, porém, tal crescimento encontra-se assentado em novas relações laborais cujas características prevalecentes são o emprego flexível acompanhado de achatamento salarial e do discurso à qualificação profissional.

Biografia do Autor

Cílson César Fagiani, Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia – PPGED/UFU com Bolsa Fapemig. Doutorado-Sanduíche no Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa (IHC/UNL) como Bolsista Capes (Set/2013- Agos./2014).

Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia – PPGED/UFU com Bolsa Fapemig. Doutorado-Sanduíche no Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa (IHC/UNL) como Bolsista Capes (Set/2013- Agos./2014).

Fabiane Santana Previtali, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, ambos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Sociedade (GPTES). Pesquisadora FAPEMIG e CNPq. Pós-doutoranda no Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa (IHC/UNL) como Bolsista Capes (Set/2013-Agos/2014). E-mail: fabianesp@netsite.com.br

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Publicado

2014-12-01