A relação de trabalho e educação entre estudantes do ensino médio noturno

Autores

Resumo

O artigo explora a relação entre trabalho e educação no contexto do ensino médio do turno noturno. Para tanto, foram abordados alguns aspectos das transformações do mundo do trabalho e de que maneira a classe trabalhadora tem sofrido consequências de uma ofensiva por parte do Estado que visam auferir ganhos à classe dominante. Posteriormente, abordamos dimensões que caracterizam os estudantes do turno noturno, em especial do ensino médio por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). São apresentados resultados de uma pesquisa em andamento através de um grupo de discussão realizado com estudantes de ensino médio da EJA a respeito da relação entre trabalho e educação nas suas vidas. O artigo conclui que o trabalho, ainda que de maneira precarizada, é uma dimensão central na vida dos estudantes, mas que a conclusão do ensino médio é vislumbrada como uma possibilidade de melhoria nas condições de vida.

Biografia do Autor

  • Nathalia Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Integrante do Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX).

  • Bruno Gawryszewski, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

    Doutor em Educação pelo PPGE-UFRJ.

    Integrante do Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX).

Downloads

Publicado

2025-05-26