As implicações sobre o trabalho docente após a reforma do Novo Ensino Médio a partir da experiência no Programa Residência Pedagógica - Sociologia/UFPB

Autores

  • Luiz Trajano de Abreu Júnior Universidade Federal da Paraíba

Resumo

A pesquisa ilumina o entrelaçamento entre políticas públicas, trabalho e educação a partir de uma abordagem autoetnográfica. O objetivo foi compreender como a reforma do Novo Ensino Médio (NEM) se desdobra em práticas e seus impactos nas formas de trabalho docente de professores(as) da disciplina de Sociologia de uma escola de ensino integral na Paraíba. Enquanto residente na escola-campo ECITE Daura Santiago Rangel pelo Programa Residência Pedagógica (PRP), uma política pública para estudantes do curso de licenciatura terem contato com o ambiente escolar, a pesquisa foi desenvolvida adotando uma perspectiva antropológica. A pesquisa explora o campo das políticas públicas, examinando como os aspectos institucionais, sociais e culturais contribuem para a (re)construção do modo de trabalho docente. A autoetnografia é utilizada como metodologia teórico-metodológica principal, proporcionando um olhar reflexivo e crítico sobre as experiências pessoais no PRP, conectando essas vivências ao contexto de reforma do NEM e seus impactos nas formas de trabalho docente de professores(as) da disciplina de Sociologia. Em resumo, os dados evidenciam o papel da reforma enquanto uma ferramenta da burguesia de controle do que é importante ser estudado; e mostra a sua relevância e poder de mudar o trabalho docente, ao diminuir a carga horária. Isso pode ser interpretado como um projeto político para que questões não hegemônicas dessa ciência cheguem aos estudantes.

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Publicado

2025-05-26