Educação 4.0: Reforma do Ensino Médio e a Precarização Docente na Era Digital

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Resumo

O artigo analisa o impacto da Reforma do Ensino Médio e da plataformização da educação na organização e realização do trabalho docente na rede pública de São Paulo. A pesquisa utiliza abordagem bibliográfica e documental para examinar como a digitalização do ensino e a adoção de plataformas tecnológicas reforçam a privatização e a lógica empresarial na educação pública. Observa-se que a flexibilização curricular, a introdução de itinerários formativos  articuladas a implementação de plataformas digitais impõem um processo de intensificação da precarização do trabalho docente, caracterizado pela perda de autonomia, controle, vigilância e aprofundamento das desigualdades. Conclui-se que essas transformações integram um projeto político mais amplo, que privilegia interesses privados em detrimento do direito à educação pública e democrática.

Biografia do Autor

  • Ricardo Normanha, Universidade Estadual de Campinas

    Doutor em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas e pesquisador de Pós-Doutorado do Departamento de Ciências Sociais na Educação da Faculdade de Educação da Unicamp.

  • Rafael Aroni, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

    Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas e professor de Sociologia da rede estadual de ensino de São Paulo e Conselheiro Estadual da Apeoesp.

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Publicado

2025-05-26