Educação e trabalho no Brasil: análise da experiência da Escola DIEESE e do novo curso superior em Ciências do Trabalho

Autores

  • Stênia Cássia Militão

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os principais aspectos e resultados da pesquisa de mestrado realizada no período de 2014 a 2017 sobre a experiência do novo curso de graduação, o bacharelado em Ciências do Trabalho, ofertado pela Escola DIEESE de Ciências do Trabalho. Partindo de estudos que tratam sobre a relação entre educação e trabalho no Brasil, que evidenciam a lógica do modo de produção capitalista de negar a muitos trabalhadores o acesso ao saber teórico, e sua vinculação com o saber prático, a pesquisa se propôs a analisar em que medida a proposta do curso de Ciências do Trabalho pode apresentar uma pedagogia contra-hegemônica. Para tanto, a pesquisa eminentemente qualitativa, na condição de estudo de caso sobre o referido curso, foi realizada utilizando-se de pesquisa documental, por meio da análise dos relatórios e documentos institucionais da Escola DIEESE, e da sua entidade mantenedora, e ainda, entrevistas com 20 alunos egressos da primeira turma, que concluíram o curso de Ciências do Trabalho no ano de 2015. Os resultados da pesquisa apontam para alguns desafios, em especial, por se tratar de um curso novo e pouco conhecido, mas por outro lado, evidenciam por meio dos relatos dos alunos entrevistados, que o currículo e a metodologia do curso de Ciências do Trabalho, permitiram, entre outras importantes questões, desenvolver uma maior compreensão teórica a respeito da realidade.

Downloads

Publicado

2022-11-16