A proposta pedagógica da Escola de Ciências do Trabalho do DIEESE: uma construção histórica

Autores

  • Fausto Augusto Júnior Professor Adjunto na Escola DIEESE de Ciências do Trabalho

Resumo

 

A proposta político-pedagógica da Escola de Ciências do Trabalho do DIEESE (ECT-DIEESE) é resultado de mais de seis décadas de reflexão e ação na formação de dirigentes sindicais pelo DIEESE. Tendo foco no trabalhador que estuda, busca potencializar as possibilidades advindas de um sujeito que carrega consigo os conhecimentos de uma experiência de vida e de trabalho.

A formação sindical do DIEESE é parte da história da educação sindical da classe trabalhadora brasileira e a ECT-DIEESE, ao institucionalizar o      processo de educação sindical, possibilita a sistematização desse conhecimento forjado na luta e sua legitimação perante o conhecimento científico por meio de uma Instituição de Educação Superior - IES.

Este artigo tem como objetivo      apresentar a metodologia de educação e produção de conhecimento desenvolvida      pela ECT-DIEESE,      que foi longamente discutida na tese de doutoramento intitulada: Entre a prática e a teoria: uma investigação sobre a Escola de Ciências do Trabalho do DIEESE na construção de uma educação superior da classe trabalhadora

Downloads

Publicado

2022-11-16