“Trajetos e trajetórias invisíveis na cidade”: um documentário sobre o trabalho de entregadores e motoristas que atuam a partir de empresas-plataforma (aplicativos)

Autores

Resumo

O trabalho por aplicativos, na conjuntura econômica, social e política brasileira de alto nível de desigualdade social, desemprego e informalidade, vem apresentando um rápido e vultoso crescimento, tornando urgente uma análise crítica acerca dos processos de trabalho adotados por empresas-plataformas. Esse é o propósito de um projeto interinstitucional de pesquisa e extensão (ENSP/Fiocruz, UFRJ e UFF), intitulado “Saúde e direitos dos trabalhadores em tempos de plataformas digitais: um olhar sobre a atividade”, em andamento desde 2019, acerca do trabalho de motoristas e entregadores por aplicativos. As ações do projeto, visam compreender o trabalho em plataformas digitais e sua relação com o processo saúde-doença dos trabalhadores, na perspectiva de contribuir com ações de promoção da saúde e conquista de direitos. Dentre suas ações, destaca-se a produção do documentário “Trajetos e trajetórias invisíveis na cidade”, lançado em abril de 2021.

Biografia do Autor

Letícia Pessoa Masson, Fundação Oswaldo Cruz

Psicóloga (UERJ, 2004) mestre em Saúde Pública (ENSP/ FIOCRUZ, 2007), doutora em Psicologia Social (PPGPS/ UERJ, 2012) e pós-doutora em Psicologia (FPCE-Univ do Porto, 2018). Atua no Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (FIOCRUZ), especialmente com os seguintes temas: saúde, trabalho e subjetividade; formação e trabalho; e saúde mental e trabalho. 

Downloads

Publicado

2022-05-24

Edição

Seção

Resenhas