Produção de Natureza

Autores

  • Clovis Ricardo Schrappe Borges Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental - SPVS

Palavras-chave:

produção de natureza, patrimônio natural, biodiversidade

Resumo

Embora existam muios avanços voltados a gestão ambiental e que devem ser merecidamente  reconhecidos ainda há enormes gargalos para uma efetiva mudança no cenários vigente, que apresenta um incremento gradativo dos impactos ambientais caisados pelas atividades humanas no planeta. A área de menor evolução dentre as diferentes frentes que envolgem a agenda ambiental é a conservação de áreas naturais e da bidiversidade, raríssimas vezes incluída na agenda como parte intrínseca dos negócios e da busca por melhorias na qualidade de vida. Praticamente são nulas as demonstrações de suporte a agenda de proteção da natureza de parte de grupos setoriais, embora ejam tangíveis e mensuráveis os serios e crescentes impactos negativos do não respeito a manutenção de pareas mínimas páta atividades de "produção de natureza". O cen´[ario atual, em meio de uma pandemia e com demonstrações de descaso crescente sobre a agenda da conservação abrem espaços para reflexões mais profundas sobre a oportunidade de posicionamentos determinantes para incorporar a conservação na agenda de prioridades da sociedade.

 

 

 

 

Biografia do Autor

Clovis Ricardo Schrappe Borges, Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental - SPVS

Graduado em Medicina Veterinária com Mestrado em Zoologia pela UFPR, Clóvis Ricardo Schrappe Borges,  é um dos fundadores e diretor-executivo da SPVS (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental).  

 

Desde 1982, Clóvis vem participando da viabilização e execução de projetos e iniciativas ligadas à conservação e preservação da biodiversidade. Passa a participar da categoria de fellow da Fundação Ashoka a partir de 1989 e como líder da Fundação Avina em 1997.

 

Em 1998, recebeu o Prêmio John and Harriet Dunning – concedido pela organização norte-americana The Nature Conservancy para conservacionistas na América Latina e Caribe. Em novembro de 2001, foi distinguido com o Prêmio CTI – Climate Technology Iniciative Leadership, concedido pela CTI/Agência Internacional de Energia (França) como reconhecimento as esforços conservacionistas dos três projetos de ação contra o aquecimento global desenvolvidos pela SPVS no litoral norte do Paraná.

 

Em agosto de 2002, foi eleito um dos 20 Líderes Sociais do Brasil, pelo jornal Gazeta Mercantil. Em novembro de 2002, recebeu da Revista Latin Trade, de Miami – Estados Unidos, o Prêmio Bravo Latin Trade, como conservacionista do ano na América Latina.

 

É membro do Conselho Consultivo do FUNBIO e vice-presidente do Conselho Deliberativo do Instituto LIFE. Consultor voluntário da Fundação Grupo Boticário, membro do Observatório de Conservação Costeira do Paraná OC2 e do Observatório Justiça e Conservação OJC.

Referências

Não há

Downloads

Publicado

2020-10-22