Caracterização e atuação das empresas privadas de intermediação de mão de obra no Brasil: resultados de pesquisa amostral

Autores

  • Maria de Fátima Lage Guerra DIEESE
  • Laura Tereza de Sá e Benevides Inoue DIEESE

Resumo

As empresas privadas de intermediação de mão de obra têm como atividade principal promover a aproximação entre trabalhadores e trabalhadoras que buscam ocupar um posto de trabalho e empresas que necessitam de força de trabalho. Essa modalidade de intermediação vem assumindo grande relevância no mercado de trabalho, uma vez que as empresas que se dedicam a essa atividade dispõem de grandes redes de contatos, organizadas em bancos de currículos de candidatos e de vagas de emprego, que possibilitam que as informações circulem com maior agilidade, eficácia e menor custo.

Descrever o perfil e a dinâmica de atuação dessas empresas privadas no Brasil, é o objetivo principal deste artigo. Para tanto são utilizados os resultados de uma pesquisa inédita desenvolvida pelo DIEESE, em parceria com o então Ministério do Trabalho (MTb), atual Ministério da Economia. Com base no referido estudo foi possível traçar características gerais das empresas investigadas, dimensionar suas estruturas, descrever suas principais atividades e o tipo de interação que estabelecem com trabalhadores, firmas clientes e, sobretudo, com a intermediação pública feita pelo SINE (Sistema Nacional de Emprego). Trata-se, portanto, de uma contribuição inovadora sobre um tema de grande relevância para o desenho e implementação de políticas mais efetivas de intermediação e geração de emprego no país.

Downloads

Publicado

2019-10-15

Edição

Seção

Dossiê