Precarização e mercado de trabalho: evidência para a região metropolitana de Porto Alegre

Autores

  • Carlos Henrique Horn Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Virginia Rolla Donoso Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Mercado de trabalho, Desemprego, Precarização

Resumo

Este artigo analisa a precarização do mercado de trabalho na região metropolitana de Porto Alegre (RMPA) durante a recessão econômica de 2015-2017. Neste triênio, o avanço do desemprego em escala nacional foi de magnitude considerável e acarretou inúmeras consequências negativas, dentre as quais uma maior precarização do mercado de trabalho. Nesta análise, utiliza-se a metodologia do índice de precarização desenvolvida por Toni (2005, 2007) e dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED). Adicionalmente, confrontamos o desempenho recente do mercado de trabalho com o observado durante a desaceleração da atividade econômica na década de 1990. Esta comparação revela diferenças de intensidade e de composição no fenômeno da precarização entre os dois períodos.

Biografia do Autor

  • Carlos Henrique Horn, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Virginia Rolla Donoso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Referências

ANTUNES, R. O caracol e sua concha: ensaios sobre a nova morfologia do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2005.

DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATÍSTICA E ESTUDOS SÓCIO-ECONÔMICOS – DIEESE. Pesquisa de emprego e desemprego – PED: conceitos, metodologia e organização. São Paulo, 2009.

DRUCK, G. Precarização social do trabalho. In: IVO, A. B. L. (Coord.). Dicionário temático: desenvolvimento e questão social: 81 problemáticas contemporâneas. São Paulo: Annablume; Brasília: CNPq; Salvador: Fapesb, 2013, p. 373-380.

FREIRE, J. A. Dinâmica do mercado de trabalho metropolitano no Brasil pós anos 90: que mudou, mudou! Mas mudou o suficiente? ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA POLÍTICA, 11, Vitória, 2006. Anais... Vitória: SBEP, 2006.

HARVEY, D. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 16ª. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2007.

MÉSZAROS, I. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. São Paulo: Boitempo, 2002.

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. As boas práticas da inspeção do trabalho no Brasil: a inspeção do trabalho no Brasil: pela promoção do trabalho decente. Brasília: OIT, 2010. Disponível em: <http://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---americas/---ro-lima/---ilo-brasilia/documents/publication/wcms_233515.pdf>. Acesso em: 5 abr 2018.

POCHMANN, M. O trabalho sob fogo cruzado: exclusão, desemprego e precarização no final do século. São Paulo: Contexto, 1999.

SABOIA, J. L. M. Um novo índice para o mercado de trabalho urbano no Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDO DO TRABALHO, 6. Anais... ABET, 1999.

TONI, M. de. Para onde vai o mercado de trabalho? A tendência à precarização das relações de trabalho: um estudo da região metropolitana de Porto Alegre. Porto Alegre: FEE, 2005.

TONI, M. de. Precarização do trabalho a partir dos anos 90: reversão da tendência no período recente? In: BASTOS, R. L. A. et al. (Coord.). Dimensões da precarização do mercado de trabalho na Região Metropolitana de Porto Alegre. Porto Alegre: FEE, 2007. p. 17-80.

Downloads

Publicado

2019-05-16