Da escravidão à proletarização: A historiografia do trabalho em busca dos professores e as contribuições da História da Educação

Autores

  • Mariana Esteves de Oliveira Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Resumo

Neste texto, apontamos a ausência da figura do professor na historiografia, principalmente na historiografia social do trabalho, e procuramos discutir os fatores que contribuíram para isso. Na sequência, sugerimos um exercício inicial para superar este silenciamento, propondo uma visita à História da Educação, disciplina e campo de pesquisa da Educação, como fonte para a pesquisa histórica em busca da função social do professor nos diversos contextos temporais que marcam a educação ocidental e brasileira. Com isso, realizamos análises nos textos sobre a educação na antiguidade, passando pelo medievo e emergência da modernidade, culminando na instituição contemporânea da docência, sempre destacando o sujeito professor. Em outro recorte, pesquisamos o papel do docente nos contextos históricos da educação formal do Brasil, inaugurada com os jesuítas, na América Portuguesa, até a sua consolidação na República. 

Biografia do Autor

Mariana Esteves de Oliveira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Possui Licenciatura em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004), mestrado em História pela Universidade Estadual de Maringá (2006) e Doutorado em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (2016). Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS, No Centro de Ciências Humanas e Sociais, curso de Licenciatura em Educação do Campo. Possui experiência em História Social, Mundos do Trabalho, Novos Movimentos Sociais e Educação do Campo.

Referências

ARIÉS, Philippe. História social da criança e da família. (trad. Dora Flaksman) 2ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

BACKES, Benício. Formação política do educador e da educadora: um encontro com a história. História da Educação. Pelotas: ASPHE – FAE/UFPel, v.3, n.6, p. 25-38, out. 1999.

CASTRO, Maria Rosana de Oliveira. A valorização do docente na perspectiva histórica e atual. Revista virtual de iniciação acadêmica da UFPA, Vol. 1, No 1, março ,2001, p. 1-13

COSTA, Marisa Cristina Vorraber. Trabalho docente e profissionalismo. Porto alegre: Sulina, 1995.

COSTA, A. C.; MARAFON, A. M. M. A constituição do professor como trabalhador. Revista HISTEDBR, Campinas, n.36, p. 153-166, dez.2009.

CURADO, Eliana Borges Fleury. Estudo do movimento sofista, com ênfase no ensino da virtude. Tese de Doutorado apresentada à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010. 131 f.

FALCON, Francisco J. Calazans. História Cultural e História da Educação. In Revista Brasileira de Educação v. 11 n. 32 maio/ago. 2006.

FERREIRA JR, Amarilio, BITTAR, Marisa. A ditadura militar e a proletarização dos professores. In Educação e Sociedade, Campinas, vol. 27, n. 97, p. 1159-1179, set./dez. 2006.

FLORES, Moacyr. Mundo Greco-romano: o Sagrado e o Profano. Porto Alegre. EDIPUCRS, 2005.

GOUVEIA Cristiane e NETO Sérgio C. de Gouveia. Contratação do Professor Primário: da Era Pombalina ao Regime Militar. Rev. EDUCA, Porto Velho (RO), v.2, n.4, pp. 18-39, 2015.

HYPOLITO, Álvaro Moreira. Processo de trabalho na escola: algumas categorias para análise. In Revista Teoria & Educação. Porto. Alegre, nº.4, p.3-21, 1991.

MANACORDA, Mario Alighiero. História da Educação: Da antiguidade aos nossos dias. 5ª Ed. São Paulo: Editora Cortez, 1996.

NUNES, Antonieta de Aguiar. Educação indígena no Brasil antes da chegada dos europeus. In. ANAIS DO XXV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – História e Ética. Fortaleza: ANPUH, 2009. CD-ROM.

PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. São Paulo: Editora Cortez, 1984.

SANTOS, I.G.; MEDEIROS, J.S. Formação e valorização docente no império brasileiro. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM ALAGOAS, 2010, Alagoas. Anais. Alagoas, 2010.

SILVA, Eleonora Felix. E. P. Thompson e as contribuições para a História Social e os estudos sobre a escravidão no Brasil. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DA ANPUH-PB: História e Historiografia: entre o nacional e o regional, 2008, Guarabira (PB). XIII Encontro Estadual da ANPUH-PB: História e Historiografia: entre o nacional e o regional, 2008.

SILVA, Gilvan Ventura da. A condição social dos professores na Antiguidade Tardia: um estudo com base no 'Didaskaleion' de Libânio. In: Terezinha Oliveira. (Org.). Os clássicos da Antiguidade sob o olhar dos intelectuais contemporâneos. Maringá: Eduem, 2013, v. 1, p. 52-68.

SOUZA, Ângelo. Ricardo;TAVARES, Tais Moura . A gestão educacional no Brasil: os legados da ditadura. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 30, p. 269-284, 2014.

TEIXEIRA, Olga Sueli e CORDEIRO, Ribério. Educação Jesuíta: Objetivo, metodologia e conteúdo nos aldeamentos indígenas do Brasil Colônia. In: Mneme – Revista de Humanidades. UFRN. Caicó (RN), v. 9. n. 24, Set/out. 2008. Disponível em www.cerescaico.ufrn.br/mneme/anais, acessado em 14/12/2015.

THOMPSON, E.P. Educação e experiência. In: Os românticos. A Inglaterra na era revolucionária. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

VICENTINI, Paula Perin; LUGLI, Rosário Genta. História da Profissão Docente no Brasil: representações em disputa. São Paulo: Cortez Editora, 2009.

WARDE, Mirian Jorge. Contribuições da história para a educação. Em Aberto, Brasília, INEP, Ano 9, n. 47, 1990.

ZAMBONI, Ernesta. Panorama das pesquisas no ensino de História. Saeculum - Revista de História, João Pessoa, Departamento de História da Universidade Federal da Paraíba, n. 6/ 7, jan.-dez. 2000/ 2001.

Downloads

Publicado

2017-09-11