Da escravidão à proletarização: A historiografia do trabalho em busca dos professores e as contribuições da História da Educação

Mariana Esteves de Oliveira

Resumo


Neste texto, apontamos a ausência da figura do professor na historiografia, principalmente na historiografia social do trabalho, e procuramos discutir os fatores que contribuíram para isso. Na sequência, sugerimos um exercício inicial para superar este silenciamento, propondo uma visita à História da Educação, disciplina e campo de pesquisa da Educação, como fonte para a pesquisa histórica em busca da função social do professor nos diversos contextos temporais que marcam a educação ocidental e brasileira. Com isso, realizamos análises nos textos sobre a educação na antiguidade, passando pelo medievo e emergência da modernidade, culminando na instituição contemporânea da docência, sempre destacando o sujeito professor. Em outro recorte, pesquisamos o papel do docente nos contextos históricos da educação formal do Brasil, inaugurada com os jesuítas, na América Portuguesa, até a sua consolidação na República. 


Texto completo:

PDF

Referências


ARIÉS, Philippe. História social da criança e da família. (trad. Dora Flaksman) 2ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

BACKES, Benício. Formação política do educador e da educadora: um encontro com a história. História da Educação. Pelotas: ASPHE – FAE/UFPel, v.3, n.6, p. 25-38, out. 1999.

CASTRO, Maria Rosana de Oliveira. A valorização do docente na perspectiva histórica e atual. Revista virtual de iniciação acadêmica da UFPA, Vol. 1, No 1, março ,2001, p. 1-13

COSTA, Marisa Cristina Vorraber. Trabalho docente e profissionalismo. Porto alegre: Sulina, 1995.

COSTA, A. C.; MARAFON, A. M. M. A constituição do professor como trabalhador. Revista HISTEDBR, Campinas, n.36, p. 153-166, dez.2009.

CURADO, Eliana Borges Fleury. Estudo do movimento sofista, com ênfase no ensino da virtude. Tese de Doutorado apresentada à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010. 131 f.

FALCON, Francisco J. Calazans. História Cultural e História da Educação. In Revista Brasileira de Educação v. 11 n. 32 maio/ago. 2006.

FERREIRA JR, Amarilio, BITTAR, Marisa. A ditadura militar e a proletarização dos professores. In Educação e Sociedade, Campinas, vol. 27, n. 97, p. 1159-1179, set./dez. 2006.

FLORES, Moacyr. Mundo Greco-romano: o Sagrado e o Profano. Porto Alegre. EDIPUCRS, 2005.

GOUVEIA Cristiane e NETO Sérgio C. de Gouveia. Contratação do Professor Primário: da Era Pombalina ao Regime Militar. Rev. EDUCA, Porto Velho (RO), v.2, n.4, pp. 18-39, 2015.

HYPOLITO, Álvaro Moreira. Processo de trabalho na escola: algumas categorias para análise. In Revista Teoria & Educação. Porto. Alegre, nº.4, p.3-21, 1991.

MANACORDA, Mario Alighiero. História da Educação: Da antiguidade aos nossos dias. 5ª Ed. São Paulo: Editora Cortez, 1996.

NUNES, Antonieta de Aguiar. Educação indígena no Brasil antes da chegada dos europeus. In. ANAIS DO XXV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – História e Ética. Fortaleza: ANPUH, 2009. CD-ROM.

PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. São Paulo: Editora Cortez, 1984.

SANTOS, I.G.; MEDEIROS, J.S. Formação e valorização docente no império brasileiro. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM ALAGOAS, 2010, Alagoas. Anais. Alagoas, 2010.

SILVA, Eleonora Felix. E. P. Thompson e as contribuições para a História Social e os estudos sobre a escravidão no Brasil. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DA ANPUH-PB: História e Historiografia: entre o nacional e o regional, 2008, Guarabira (PB). XIII Encontro Estadual da ANPUH-PB: História e Historiografia: entre o nacional e o regional, 2008.

SILVA, Gilvan Ventura da. A condição social dos professores na Antiguidade Tardia: um estudo com base no 'Didaskaleion' de Libânio. In: Terezinha Oliveira. (Org.). Os clássicos da Antiguidade sob o olhar dos intelectuais contemporâneos. Maringá: Eduem, 2013, v. 1, p. 52-68.

SOUZA, Ângelo. Ricardo;TAVARES, Tais Moura . A gestão educacional no Brasil: os legados da ditadura. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 30, p. 269-284, 2014.

TEIXEIRA, Olga Sueli e CORDEIRO, Ribério. Educação Jesuíta: Objetivo, metodologia e conteúdo nos aldeamentos indígenas do Brasil Colônia. In: Mneme – Revista de Humanidades. UFRN. Caicó (RN), v. 9. n. 24, Set/out. 2008. Disponível em www.cerescaico.ufrn.br/mneme/anais, acessado em 14/12/2015.

THOMPSON, E.P. Educação e experiência. In: Os românticos. A Inglaterra na era revolucionária. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

VICENTINI, Paula Perin; LUGLI, Rosário Genta. História da Profissão Docente no Brasil: representações em disputa. São Paulo: Cortez Editora, 2009.

WARDE, Mirian Jorge. Contribuições da história para a educação. Em Aberto, Brasília, INEP, Ano 9, n. 47, 1990.

ZAMBONI, Ernesta. Panorama das pesquisas no ensino de História. Saeculum - Revista de História, João Pessoa, Departamento de História da Universidade Federal da Paraíba, n. 6/ 7, jan.-dez. 2000/ 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2319-0574