Chamada pública de textos para o número 23, Dossiê “Negociação Coletiva”

2022-12-20

O DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), fundado em 1955, tem atuado para conhecer a realidade vivida pelos trabalhadores e de possibilitar-lhes acesso a informações de sua confiança e que apoiem ações voltadas para transformação desta realidade. Para o movimento sindical brasileiro a necessidade de conhecimento a partir da perspectiva da classe trabalhadora resultou em um crescente interesse na constituição de uma universidade dos trabalhadores.  Com a Escola de Ciências do Trabalho, criada em 2011, o DIEESE vem realizando essa parte de seu projeto, propondo uma formação de nível superior com uma proposta acadêmica de matriz interdisciplinar, voltado para a produção de conhecimento da classe trabalhadora nas questões do Trabalho. A Revista Ciências do Trabalho é um desdobramento do esforço institucional para fomentar debates em torno do tema e estimular a reflexão por parte de trabalhadores, dirigentes sindicais e intelectuais.  Este periódico semestral tem o objetivo de divulgar, tanto em âmbito nacional quanto internacional, pesquisas e debates em torno do tema Trabalho a partir da publicação de textos em diferentes formatos.

 

Dossiê “Negociação Coletiva”

 

A negociação coletiva constituiu-se, historicamente, como instrumento para garantia e ampliação de direitos aos trabalhadores, além de espaço de consolidação do convívio democrático. No Brasil, a reforma trabalhista de 2017, propalou seu fortalecimento, ao realçar a prevalência de acordos e convenções sobre temas que eram objeto de legislação. O negociado sobre o legislado foi apresentado como estratégia para a modernização das relações de trabalho no país. Todavia, a suposta modernização da regulamentação das relações de trabalho resultou em instabilidade para a atuação das organizações da classe trabalhadora e de seu poder negocial.

O número 23 da Revista Ciências do Trabalho propõe integrar um conjunto de reflexões em torno da Negociação Coletiva, visando recuperar o seu papel histórico de instrumento de organização da classe trabalhadora (e não só resultado desta), de avanço na luta por direitos, construção da igualdade e melhoria das condições de trabalho.

Convidamos autoras e autores para tratarem esse importante tema, retratando as práticas de negociação coletiva, bem como as abordagens teóricas e interpretações construídas em diversos campos do conhecimento. Lembramos que, conforme experiência de números anteriores, haverá seção especial de Diagnósticos, para a qual dirigentes sindicais e assessores estão especialmente convidados a enviar textos curtos, apresentando experiências recentes de negociação.

 

Período de submissão: 16/12/2022 – 16/03/2023

 

Textos Aceitos:

a) Artigos

Artigos originais resultantes de pesquisas concluídas ou em andamento, desde que possuam resultados parciais consolidados. Os artigos serão enviados à pareceristas e poderão ser aprovados, aprovados com alterações ou rejeitados.

b) Ensaios

Os ensaios podem ser resultados de pesquisas parciais, revelarem inquirições em andamento ou tratarem da formulação de problemas, bem embasados, a serem desenvolvidos ou com o intuito de instigar outras pesquisas.

c) Diagnóstico

Dirigentes sindicais são estimulados a descrever em textos curtos relatos de experiências das categorias ou das instituições no tema proposto para o dossiê.

d) Fontes, arquivos e bases de dados

Nesta seção são aceitos textos que discutem possibilidades investigativas de fontes de pesquisas, de acervos constituídos, bem como, de bases de dados já conhecidas ou em desenvolvimento.

e) Resenhas

A Revista Ciências do Trabalho incentiva a publicação de resenhas críticas. Propõe-se uma leitura circunstanciada da obra seguida de avaliação e questionamento por parte do autor da resenha. Usualmente são resenhados livros publicados dentro dos últimos cinco anos, todavia, exceções podem ser abertas para livros considerados “clássicos” ou que trazem uma contribuição fundamental para os debates na área.

 

Submissões deverão ser realizadas eletronicamente no endereço: https://rct.dieese.org.br/index.php/rct/about/submissions

Cabe aos Editores a decisão referente à oportunidade da publicação dos trabalhos recebidos.

 

Instruções para submissão de textos:

 a) A Revista Ciências do Trabalho é uma um periódico de divulgação acadêmica e ensaística voltado para o movimento sindical. Os textos devem contribuir clara e explicitamente para os debates desse público.

b) Os artigos deverão conter: Título, Resumo, Palavras-chave e o argumento que poderá ser dividido em subitens não numerados. Os demais textos não têm necessidade de resumo e palavras-chave.

c) Os textos terão de 5 a 15 páginas de tamanho A4 (exceto os da seção Diagnóstico que poderão ter a partir de duas páginas) com letra Arial 12 e espaço entrelinhas de 1,5.

d) As referências bibliográficas essenciais serão mencionadas completamente nas notas de rodapé. Não serão aceitas referências com o formato “autor/data” no corpo do texto. Por exemplo: “MARX (2019)”.

e) Gráficos e tabelas inseridos nos textos deverão ser enviados em arquivos complementares no formato de imagem.