FORDISMO: progresso ou subalternização?

Autores

  • José Mario dos Santos Graduado em Ciências Econômicas pelo Instituto Superior de Ciências Aplicadas – ISCA. Pós-gradução Lato Sensu em Gestão do Comércio Exterior pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP.

Resumo

A abordagem da Escola da Regulação defende com argumentos que no regime de acumulação fordista a relação salarial atuava como a instituição social chave e era a responsável direta pelo progresso social e material da sociedade de consumo de massas. A perspectiva gramsciana questiona a disseminação desses avanços para toda a sociedade e adota a hipótese do fordismo como uma submissão da classe operária às classes dominantes. Na verdade, o trabalhador foi manipulado por um projeto de hegemonia política e ideológica da burguesia industrial norte-americana que buscava neutralizar o movimento de emancipação do proletariado - inspirado na Revolução de Outubro. No final dos anos 60 este arranjo entrou em colapso provocando uma crise tanto do regime de acumulação como do modo de regulação. A relação salarial foi superada pela moeda como mediação social responsável por coordenar as ações descentralizadas dos agentes.

Biografia do Autor

  • José Mario dos Santos, Graduado em Ciências Econômicas pelo Instituto Superior de Ciências Aplicadas – ISCA. Pós-gradução Lato Sensu em Gestão do Comércio Exterior pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP.
    Economista

Downloads

Publicado

2017-02-22