Furtado e Kalecki: o subdesenvolvimento e a luta de classes.

Autores

  • José Mario dos Santos Graduado em Ciências Econômicas pelo Instituto Superior de Ciências Aplicadas – ISCA. Pós-gradução Lato Sensu em Gestão do Comércio Exterior pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP.

Resumo

A partir da tecnologia inadequada utilizada pelos países subdesenvolvidos em seus processos de industrialização, podemos apontar para uma convergência entre os escritos de Kalecki e o pensamento de Furtado sobre um “desemprego estrutural” nesses países. Também ao analisar as ideias do autor brasileiro que destaca que a elite “culturalmente colonizada” dificulta a adoção de um projeto nacional de desenvolvimento ao adotar padrões de consumo dos países centrais, imaginamos que dá para fazer uma conexão com a análise de Kalecki pelo fato deste autor atribuir um papel importante à tributação dos bens de luxo para utilizar os recursos como investimento nas indústrias que produzem bens para a massa da população. No entanto, os dois autores reconhecem a inviabilidade política de tal empreitada.

Biografia do Autor

José Mario dos Santos, Graduado em Ciências Econômicas pelo Instituto Superior de Ciências Aplicadas – ISCA. Pós-gradução Lato Sensu em Gestão do Comércio Exterior pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP.

Economista

Publicado

2014-12-01