Uma breve análise do trabalho na Getninjas

Autores

  • Murilo Carvalho Sampaio Oliveira Juiz do Trabalho no TRT5 e Professor Associado da UFBA, Especialista e Mestre em Direito pela UFBA, Doutor em Direito pela UFPR e Estágio Pós-doutoral na UFRJ. Advogado, Bacharel em Direito (FD-UFBA/2021) e em Humanidades (IHAC-UFBA/2016). Atuou como bolsista PIBIC/CNPq no projeto “Plataformas digitais de trabalho: análise crítica das relações de trabalho em plataformas de marketplace”.
  • Randerson Haine de Souza Lopes Advogado, Bacharel em Direito (FD-UFBA/2021) e em Humanidades (IHAC-UFBA/2016). Atuou como bolsista PIBIC/CNPq no projeto “Plataformas digitais de trabalho: análise crítica das relações de trabalho em plataformas de marketplace”.
  • Tâmara Brito de França Bacharela em Direito (FD-UFBA/2021). Atuou como bolsista PIBIC/UFBA no projeto “Plataformas digitais de trabalho: análise crítica das relações de trabalho em plataformas de marketplace”.

Resumo

As plataformas digitais de trabalho, vetor expoente da economia digital, estão cada vez mais presentes no mundo do trabalho, alcançando desde as conhecidas viagens em veículos privados, entregas, serviços domésticos, compras, mas também a venda de pequenas tarefas e serviços técnicos on-line e presenciais. Diante da diversidade de atividades e de modos de intermediar o trabalho, optamos por analisar o modelo da empresa GetNinjas, que funciona de modo muito diferente, por exemplo, do modelo mais conhecido, como é a Uber.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Edição

Seção

Diagnóstico