Precarização e mercado de trabalho: evidência para a região metropolitana de Porto Alegre

Autores

  • Carlos Henrique Horn Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Virginia Rolla Donoso Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Mercado de trabalho, Desemprego, Precarização

Resumo

Este artigo analisa a precarização do mercado de trabalho na região metropolitana de Porto Alegre (RMPA) durante a recessão econômica de 2015-2017. Neste triênio, o avanço do desemprego em escala nacional foi de magnitude considerável e acarretou inúmeras consequências negativas, dentre as quais uma maior precarização do mercado de trabalho. Nesta análise, utiliza-se a metodologia do índice de precarização desenvolvida por Toni (2005, 2007) e dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED). Adicionalmente, confrontamos o desempenho recente do mercado de trabalho com o observado durante a desaceleração da atividade econômica na década de 1990. Esta comparação revela diferenças de intensidade e de composição no fenômeno da precarização entre os dois períodos.

Biografia do Autor

Carlos Henrique Horn, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Virginia Rolla Donoso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Referências

ANTUNES, R. O caracol e sua concha: ensaios sobre a nova morfologia do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2005.

DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATÍSTICA E ESTUDOS SÓCIO-ECONÔMICOS – DIEESE. Pesquisa de emprego e desemprego – PED: conceitos, metodologia e organização. São Paulo, 2009.

DRUCK, G. Precarização social do trabalho. In: IVO, A. B. L. (Coord.). Dicionário temático: desenvolvimento e questão social: 81 problemáticas contemporâneas. São Paulo: Annablume; Brasília: CNPq; Salvador: Fapesb, 2013, p. 373-380.

FREIRE, J. A. Dinâmica do mercado de trabalho metropolitano no Brasil pós anos 90: que mudou, mudou! Mas mudou o suficiente? ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA POLÍTICA, 11, Vitória, 2006. Anais... Vitória: SBEP, 2006.

HARVEY, D. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 16ª. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2007.

MÉSZAROS, I. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. São Paulo: Boitempo, 2002.

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. As boas práticas da inspeção do trabalho no Brasil: a inspeção do trabalho no Brasil: pela promoção do trabalho decente. Brasília: OIT, 2010. Disponível em: <http://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---americas/---ro-lima/---ilo-brasilia/documents/publication/wcms_233515.pdf>. Acesso em: 5 abr 2018.

POCHMANN, M. O trabalho sob fogo cruzado: exclusão, desemprego e precarização no final do século. São Paulo: Contexto, 1999.

SABOIA, J. L. M. Um novo índice para o mercado de trabalho urbano no Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDO DO TRABALHO, 6. Anais... ABET, 1999.

TONI, M. de. Para onde vai o mercado de trabalho? A tendência à precarização das relações de trabalho: um estudo da região metropolitana de Porto Alegre. Porto Alegre: FEE, 2005.

TONI, M. de. Precarização do trabalho a partir dos anos 90: reversão da tendência no período recente? In: BASTOS, R. L. A. et al. (Coord.). Dimensões da precarização do mercado de trabalho na Região Metropolitana de Porto Alegre. Porto Alegre: FEE, 2007. p. 17-80.

Downloads

Publicado

2019-05-16