O trabalhador por conta própria: empreendedorismo e autoemprego na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG

Autores

  • Maria de Fátima Rossi Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

Trabalhador por conta própria, empreendedorismo, autoemprego.

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar as características e trajetórias dos trabalhadores por conta própria da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Esses trabalhadores constituem um grupo heterogêneo em suas atividades, tendo em comum o fato de atuarem, em sua maioria, na informalidade. A metodologia utilizada no estudo teve caráter qualitativo, com a utilização de dados primários, por meio de entrevistas, e secundários com o uso da base de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE). Os principais resultados apontam mudanças no perfil desses trabalhadores, como a elevação da idade, escolaridade e renda, mas também a manutenção das desigualdades de gênero. Concluiu-se que os trabalhadores por conta própria buscam se posicionar no mercado como empreendedores, tentando corresponder à percepção que têm de si mesmos como tais, mesmo diante de grandes obstáculos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Rossi, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutora em Ciências Sociais, professora do Departamento de Administração da PUC Minas

Referências

BARBOSA, Attila M. e S. O empreendedor de si mesmo e a flexibilização no mundo do trabalho. Revista de Sociologia Política, Curitiba, v.19, nº 38, fev. 2011.

BARBOSA, Rosângela N. de C. A economia solidária como política pública: uma tendência de geração de renda e ressignificação do trabalho no Brasil. São Paulo: Cortez, 2007.

BOLTANSKI, Luc; CHIAPELLO Ève. O novo espírito do capitalismo. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.

CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. 7ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

COSTA, Alessandra M. da; BARROS, Denise F.; CARVALHO, José L. F. A Dimensão Histórica dos Discursos acerca do Empreendedor e do Empreendedorismo. RAC, Curitiba, v. 15, n. 2, Mar./Abr. 2011.

COSTA, Alessandra M. da; BARROS, Denise F.; MARTINS, Paulo E. M. A alavanca que move o mundo: o discurso da mídia de negócios sobre o capitalismo empreendedor. Cadernos EBAPE, v. 10, nº 2, Jun. 2012.

DRUCK, G., OLIVEIRA, L. P. A condição “provisória permanente” dos trabalhadores informais: o caso dos trabalhadores de rua da cidade de Salvador. Revista VeraCidade, ano 3, n.3, maio de 2008.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo 2000. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/default_censo_2000.shtm

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo 2010. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/default.shtm

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Nacional por Amostra de domicílios (PNAD) 2002. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/trabalhoerendimento/pnad2002/default.shtm

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Nacional por Amostra de domicílios (PNAD) 2014. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/trabalhoerendimento/pnad2014/default.shtm

LIMA, J. C. Participação, empreendedorismo e autogestão: uma nova cultura do trabalho? Sociologias, Ano 12, N. 25, set./dez. 2010.

ROSENFIELD, Cinara L. Autoempreendedorismo: forma emergente de inserção social pelo trabalho. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol.30, nº89, out. 2015.

SOARES, Thiago L. Indicador de desenvolvimento municipal (2000-2010): atlas da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) – MG. Belo Horizonte: Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Geografia - Tratamento da Informação Espacial, 2015.

Downloads

Publicado

2019-05-14