Pobreza Monetária e Multidimensional no Brasil: estimativas aprimoradas para análise do papel das políticas sociais de 1992 a 2014

Autores

  • Paulo de Martino Jannuzzi Professor da Escola Nacional de Ciências Estatística do IBGE, pesquisador em licença-capacitação no Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília e Escola Nacional de Administração Pública. Doutor em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV). Foi Secretário de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério d Desenvolvimento Social e Combate à Fome (SAGI/MDS).
  • Júlio César Gomes Fonseca Estatístico pela Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenador-Geral do Departamento de Monitoramento da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério d Desenvolvimento Social e Combate à Fome (SAGI/MDS)

Resumo

Diversos relatórios de agências internacionais, publicações do IBGE e IPEA e estudos elaborados por diversos pesquisadores no país trazem evidências de que o Brasil passou por mudanças sociais significativas ao longo dos últimos vinte cinco anos, em particular no período de 2004 a 2014. Nesse período, observa-se uma diminuição sistemática e sustentada da pobreza, da insegurança alimentar e da desigualdade social ao longo dos anos, mesmo em momentos de conjuntura econômica menos favoráveis. Tais avanços, muito longe de serem resultado natural das forças do mercado ou do boom das commodities no comércio internacional nos anos 2000, foram consequência de um deliberado esforço de políticas públicas desenhadas e ajustadas ao longo de vários anos para esse fim.  Este texto tem, pois, o propósito de trazer evidências empíricas de aspectos da mudança social no país de 1992 a 2014, e interpretá-las como efeitos conjugados da combinação virtuosa de decisões políticas no campo econômico, social e institucional. Apresenta-se, em seções sucessivas as tendências da pobreza monetária, da desigualdade e da pobreza multidimensional ao longo do período mencionado.

Publicado

2017-02-22