Da escravidão à proletarização: A historiografia do trabalho em busca dos professores e as contribuições da História da Educação

Autores

  • Mariana Esteves de Oliveira Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Resumo

Neste texto, apontamos a ausência da figura do professor na historiografia, principalmente na historiografia social do trabalho, e procuramos discutir os fatores que contribuíram para isso. Na sequência, sugerimos um exercício inicial para superar este silenciamento, propondo uma visita à História da Educação, disciplina e campo de pesquisa da Educação, como fonte para a pesquisa histórica em busca da função social do professor nos diversos contextos temporais que marcam a educação ocidental e brasileira. Com isso, realizamos análises nos textos sobre a educação na antiguidade, passando pelo medievo e emergência da modernidade, culminando na instituição contemporânea da docência, sempre destacando o sujeito professor. Em outro recorte, pesquisamos o papel do docente nos contextos históricos da educação formal do Brasil, inaugurada com os jesuítas, na América Portuguesa, até a sua consolidação na República. 

Biografia do Autor

  • Mariana Esteves de Oliveira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

    Possui Licenciatura em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004), mestrado em História pela Universidade Estadual de Maringá (2006) e Doutorado em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (2016). Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS, No Centro de Ciências Humanas e Sociais, curso de Licenciatura em Educação do Campo. Possui experiência em História Social, Mundos do Trabalho, Novos Movimentos Sociais e Educação do Campo.

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Publicado

2017-09-11